Sistema de Telecomunicações

Autorizado pela Portaria MEC No. 1.100, de 5 de abril de 2005, publicada no DOU de 6 de abril de 2005. Reconhecido pela Portaria MEC Nº 298, de 27 de dezembro de 2012, publicada no DOU de 31/12/2012.

OBJETIVOS

Formar profissionais para atuarem nas mais diversas funções relacionadas às telecomunicações, tais como planejamento, implantação, manutenção e gerenciamento de projetos de diferentes sistemas de telecomunicações, abrangendo os principais segmentos como telefonia (convencional e VoIP), transmissão, comunicação de dados, serviços celulares, TV a cabo, serviços telemáticos e outros sistemas emergentes. Com a grande evolução tecnológica dos meios de comunicação, como telefonia digital, telefonia móvel, larga utilização de fibras ópticas, TV digital e interativa, Internet, enfim, os chamados multimeios de comunicação, cresce cada vez mais a demanda por profissionais especializados e altamente qualificados para essa área de atuação. Com base neste contexto, para o Curso Superior de Tecnologia em Sistemas de Telecomunicações definem-se os seguintes objetivos especificos: - possibilitar o domínio de técnicas e processos da eletrônica e telecomunicações, nos formatos analógico e digital; - permitir a discussão e a vivência aos novos profissionais e aos que desejam se atualizar de forma que possam habituar-se a conviver com inovações e participar da redefinição de conceitos e processos de comunicação; - capacitar profissionais para atuarem nas formas de comunicações em geral: analógicas e digitais, em aplicações de redes de computadores, em telefonia fixa e móvel, em áudio e vídeo digitais. - permitir ao tecnólogo atuar principalmente: - Em sistemas de microondas: no tratamento, geração e recepção de sinais de altas freqüências; - Em aplicações de redes de computadores: em protocolos de transmissão de dados e sistemas de recuperação de dados; - Em sistemas de áudio e vídeo digitais: no tratamento de sinais; - Em telefonia: dos tipos fixa e móvel; - Em transmissão de sinais: em antenas, rádios - Outros meios de transmissão: satélite, fibras ópticas, etc. - capacitar o profissional e trabalhar nas empresas que produzem ou vendem equipamentos e serviços de telecomunicações: sistemas de radiotransmissão, telemática, telefonia fixa e celular, televisão aberta e a cabo, Internet, etc.

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES ESPERADAS DO EGRESSO

O egresso do Curso Superior de Tecnologia em Sistemas de Telecomunicações da Faculdade de Tecnologia do Paraná (UNIFATECPR) possuirá formação científica e tecnológica, com habilidade profissional devidamente aprimorada, de forma a que esteja capacitado a absorver e desenvolver novas tecnologias na área de Telecomunicações. Em função das disciplinas cursadas e sua atualização com o mercado, apresenta as seguintes competências: - Instalar, operar, manter e gerenciar projetos e diferentes sistemas de telecomunicações, abrangendo os mais recentes; - Elaborar planejamento de implantação ou reformulação da infraestrutura de telecomunicações; - Atuar em equipes de projetos de sistemas de transmissão de sinais via cabo, rádio e satélites; - Atuar em equipes de projetos de sistemas de telefonia comutada.

CAMPO DE ATUAÇÃO

O profissional egresso terá como campo de atuação, no mercado específico de sua área de formação, os serviços de telecomunicações em empresas de qualquer porte. Nesta perspectiva de competências profissionais, o egresso poderá desenvolver funções tais como: - Gerente ou Supervisor de Qualidade de Serviços de Telecomunicações; - Gerente ou Supervisor de Operação e Manutenção de Telecomunicações, - Gerente ou Supervisor de Implantação de Equipamentos ou Serviços de Telecomunicações, - Gerente ou Supervisor de Suporte pós-venda na área de Telecomunicações; - Gerente ou Supervisor de Suporte para Auditoria Técnica em Telecomunicações; etc.

DURAÇÃO

3 anos (6 semestres)

CARGA HORÁRIA

2.720 horas