Publicidade

PERFIL PROFISSIONAL DO EGRESSO

Em uma sociedade de múltiplas linguagens, o profissional da área de Publicidade deve compreender a sociedade onde está inserido de modo a dialogar e interagir com ela por meio dos mais diversos processos comunicacionais.
O egresso do Curso de Publicidade e Propaganda da UNIFATECPR:
a) Precisa ter a capacidade de analisar criticamente as mídias em suas especificidades, funções e responsabilidades, resgatando o papel da reflexão.
b) Deve ser responsável pela criação e produção de conteúdos e linguagens considerando as tendências e convergências midiáticas.
c) Ter habilidades e competências para transitar pelas diversas redes de transmissão de informação e conhecimento com uma visão abrangente, trabalhando como mediador na relação entre velocidade tecnológica e reais necessidades sociais, culturais, econômicas e políticas do mundo que o cerca.
d) Deve usar a técnica como ferramenta a serviço do pensamento dominando os instrumentos necessários para a proposição (diagnóstico) e execução de soluções (prognóstico) de comunicação eficazes para os objetivos de mercado, de negócios de anunciantes e institucionais.
e) Terá conhecimento suficiente para atuar em:
• Departamentos de marketing e comunicação de empresas públicas ou privadas;
• Agências de comunicação (promoção de vendas, incentivos ou merchandising ou de comunicação integrada);
• Veículos de Comunicação, na área de gerenciamento de contas (relacionamento com agências de propaganda e anunciantes);
• E ainda nos chamados Fornecedores (de informações / conteúdos, institutos de pesquisa, produtoras de vídeo/ áudio/ área digital, ou em promotores de eventos).

Campo de Atuação

O publicitário é o profissional que elabora estratégias de comunicação de uma marca ou empresa com o objetivo de fortalecer sua imagem, comunicar produtos, ideias ou projetos.
Um profissional desta área pode criar campanhas publicitárias, desenhar logotipos, criar embalagens de produtos, desenvolver e manter a imagem de uma marca e elaborar estratégias de vendas, entre outros.
Uma campanha ou peça publicitária inicia com o estudo e definição do público-alvo. O publicitário realiza pesquisas de mercado e traça o perfil do consumidor para então poder criar propagandas e anúncios que atinjam o público desejado.
A elaboração de uma campanha envolve o trabalho de publicitários em todos os processos, desde o atendimento ao cliente até a edição final, passando pelo planejamento, definição de mídia e criação.
O trabalho de um publicitário não acaba quando vemos a propaganda pronta na televisão, rádio ou internet. Após o período de veiculação da campanha, o publicitário realiza pesquisas para avaliar o impacto exercido sobre o consumidor.

DURAÇÃO

Carga Horária: 14 semestres
Tempo Mínimo: 8 semestres
Tempo Máximo 3.200