Engenharia Elétrica

Autorizado pela Portaria MEC n 240, de 30 de Março de 2017, publicada no DOU em 31 de Março de 2017

OBJETIVOS

Formar Engenheiros Elétricos com visão moderna das demandas e das inovações da área de engenharia, com sólida formação geral e científica que o capacite a identificar, formular e solucionar problemas ligados às atividades de projeto, operação e gerenciamento do trabalho e de sistemas de produção de bens e/ou serviços, considerando seus aspectos humanos, econômicos, sociais e ambientais, com visão ética e humanista. Os objetivos específicos do curso são os seguintes:

- Proporcionar uma formação genérica sólida na área de Engenharia Elétrica;
- Enfatizar o conhecimento multidisciplinar dentro do âmbito profissional da Engenharia Elétrica;
- Criar mecanismos de atualização progressiva dos conteúdos, uma vez que as inovações tecnológicas ocorrem em ritmo acelerado e ininterrupto nesta profissão;
- Proporcionar as atividades de laboratório e de aplicação da Engenharia Elétrica;
- Motivar o estudante, despertar seu interesse pelo exercício da profissão;
- Ensinar a aprender, despertar o espírito de criação independente e de iniciativa.
- Desenvolver sistemas mecânicos, em unidade industriais, prediais, bem como em máquinas e equipamentos de uso individual ou coletivo;
- Ser capaz de comunicar‐se de maneira eficiente nas formas oral, escrita e gráfica;
- Ser capaz de atuar em equipes multidisciplinares;
- Ser capaz de compreender e aplicar a ética e responsabilidade profissionais;
- Ser capaz de avaliar o impacto das atividades da Engenharia Elétrica no contexto social e ambiental;
- Ser capaz de avaliar a viabilidade econômica de projetos de Engenharia Elétrica.

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

O perfil desejado para o egresso é um engenheiro elétrico com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, e uma sólida formação técnicocientífica e profissional, capacitado a absorver e desenvolver novas tecnologias, e com atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas. Este engenheiro deve enxergar os problemas em sua dimensão total, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade.
As habilidades e competências que o egresso do curso de Engenharia Elétrica da UNIFATECPR deve possuir:
I. Capacitar-se a aprender de forma autônoma e contínua, adequando-se às exigências profissionais interpostas pelo avanço tecnológico mediante o domínio dos conteúdos básicos relacionados às áreas de conhecimento do exercício profissional, e da utilização de forma crítica, de diferentes fontes de veículos de informação.
II. Desenvolver e operacionalizar conhecimento básico utilizando conceitos e aplicações de técnicas numéricas na resolução de problemas de engenharia.
III. Analisar os modelos de resolução de problemas e construir, a partir de informações sistematizadas, modelos matemáticos, físicos, sócio- econômicos que viabilizem o estudo das questões de engenharia.
IV. Conceber, concretizar, coordenar, supervisionar e avaliar a implantação de projetos e serviços na área de Engenharia Elétrica.
V. Elaborar e desenvolver projetos, analisar sistemas, produtos e processos gerando e difundindo novas tecnologias e novos conhecimentos na área de engenharia.
VI. Gerenciar, supervisionar a operação, promovendo a manutenção e melhoria de sistemas;
VII. Avaliar o impacto técnico-sócio-econômico e ambiental de empreendimentos na área de Engenharia Elétrica;
VIII. Utilizar o conhecimento sobre organização, gestão e financiamento das atividades profissionais, sobre a legislação para uma inserção profissional crítica;
IX. Organizar, coordenar e participar de equipes multidisciplinares de trabalho, considerando as potencialidades e limites dos envolvidos. X. Agir cooperativamente nos diferentes contextos da prática profissional, compartilhando saberes com os profissionais de diferentes áreas. XI. Pautar sua conduta profissional por princípios de ética, solidariedade, responsabilidade sócio-ambiental, respeito mútuo, diálogo e equidade social.

CAMPO DE ATUAÇÃO

O Engenheiro Elétrico é habilitado para trabalhar em indústrias de base (mecânica, metalúrgica, siderúrgica, mineração, petróleo, plásticos e outros) e em indústrias de produtos ao consumidor (alimentos, eletrodomésticos, brinquedos etc); na produção de veículos; no setor de instalações (geração de energia, refrigeração e climatização etc); em indústrias que produzem máquinas e equipamentos e em empresas prestadoras de serviços; em institutos e centros de pesquisa, órgãos governamentais, escritórios de consultoria e outros.

DURAÇÃO

5 anos

CARGA HORÁRIA

3.796 horas